AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 03 de abril de 2025

Donald Trump impõe uma nova agenda econômica.

Desta vez, conforme prometido, o Presidente do EUA, Donald Trump divulgou o tarifaço em nível mundial, com uma alíquota mínima de 10%.

Fora as taxas que já haviam sido impostas em alguns segmentos, agora mirou as importações de automóveis e praticamente todos os países do mundo.

Alguns países foram mais taxados e outro menos.

O continente asiático é o mais afetado, Trump impôs tarifas altas para China (34%), Taiwan (32%), Coreia do Sul (25%), Japão (24%), Vietnã (46%), entrou outras.

126 países foram taxados com a alíquota mínima de 10%, como por exemplo o Brasil, Argentina, e Reino Unido, para a comunidade europeia a alíquota aplicada será de 20%.

Agora, o mundo vai refazer suas contas, alguns países devem retaliar os EUA, e os economistas afirmam que a recessão vai bater à porta dos EUA.

Grandes empresários brasileiros foram ouvidos ontem, e o sentimento foi de alivio pelo fato de o Brasil ter sido taxado com a alíquota mínima, porém os economistas citam que vamos ter sérios problemas, principalmente com a invasão de produtos chineses que vão inundar o mundo.

As bolsas de valores asiáticas fecharam praticamente todas em baixa, os índices das bolsas europeias também caem, porém os índices futuros nas bolsas norte-americanas é que mostram o maior tombo nesta manhã, apontando que o mercado acionário deve abrir negativo em mais de 3%.

Outras quedas significativas nesta manhã, são o índice DXY que recua -1,80% aos 101.452 pontos, e os preços dos barris de petróleo, que caem em torno de 4%.

Olhares atentos nos pedidos de seguro-desemprego e PMIs nos EUA.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens (11h:30).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações

BRASIL: PMIs de serviços e composto (10:00h), receita tributária federal (10h:30)

EUROPA:  índice de preços ao produtor (06:00h), ata da reunião do BCE (08h:30).

EUA: pedidos de seguro-desemprego (09h:30), balança comercial (09h:30), PMIs de serviços e composto (10h:45).

BOLSAS DE VALORES

ÁSIA: Xangai: -0,24%, Hong Kong: -1,52%, Tóquio: -2,73%.

EUROPA: trabalham em baixa de -1,70% na média.

EUA índices futuros: trabalham em baixa de -3,80% na média.