Hoje, último dia de março, será marcado pela formação da PTAX mensal, que costumeiramente é divulgada por volta das 13h:30.
No exterior, o efeito Donald Trump continua nos radares, está prevista para esta quarta-feira a divulgação do “novo tarifaço”.
A equipe de Trump faz mistério para esta nova divulgação, porém investidores creem que desta vez não apenas haverá decisão sobre produtos importados, mas sim países que Trump julga serem “desonestos” como os EUA.
Na sexta-feira foi encerrada a divulgação do núcleo de despesas de consumo, o índice preferido do FED, e os números saíram acima das expectativas.
Tecnicamente a alta do núcleo das despesas deveria abrir a porta para as quedas de juros por parte do FED, segundo economistas, de pelo menos 0,75% até o final do ano, porém o ambiente econômico nos EUA está incerto, os tarifaços de Trump podem anular qualquer movimento do FED.
Fora a formação da PTAX, hoje sai o boletim Focus do Bacen.
Com toda incerteza nos EUA, o bitcoin, que chegou a bater usd.110 mil em fevereiro, vem caindo forte, hoje pela manhã o criptoativo está sendo cotado em usd.81 mil.
No exterior o índice DXY trabalha em alta de +0,06% aos 103.775 pontos.
Os índices acionários europeus e os futuros norte-americanos trabalham em baixa.
As cotações do petróleo trabalham em alta de +0,14% na média, o barril do Brent está sendo negociado em torno de usd.72,85, e o barril do WTI em usd.69,44.
O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens (11h:30).
AGENDA ECONOMICA: Principais divulgações
BRASIL: boletim Focus do Bacen (08h:25), balanço orçamentário (08h:30), receita tributária federal (10h:30).
EUROPA: índices de preços ao consumidor da Alemanha (09:00).
EUA: PMI de Chicago (10h:45), índice de atrevida empresarial do FED de Dallas (11h:30).
BOLSAS DE VALORES
ÁSIA: Shanghai: -0,46%, Hong Kong: -1,31%, Tokio: -4,03%.
EUROPA: trabalham em baixa de -1,60% na média.
EUA índices futuros: trabalham em baixa de -1,53% na média.