AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 18.12.2024
Decisão do FED é o grande destaque do dia.
Hoje saberemos qual a nova taxa básica de juros nos EUA, a primeira antes da posse de Donald Trump.
A grande expectativa é de corte de 0,25% na taxa, porém, o comunicado após a divulgação, pode mostrar uma mudança futura, pois o efeito Trump deve tensionar os juros e aquecer novamente os índices inflacionários.
O efeito Donald Trump é um dos motivos da "bagunça" que virou o mercado de câmbio local, a forte especulação contra o real vem da eleição do Republicano e do pacote fiscal, que de acordo com o mercado financeiro, foi muito tímido.
A Câmara dos Deputados aprovou ontem à noite o primeiro projeto da Reforma Tributária, foram retirados do projeto vários "jabutis" que o Senado havia colocado; a aprovação do projeto é um marco no "hospício tributário brasileiro".
O dia de ontem foi o de maior volatilidade no mercado de câmbio dos últimos tempos, a divisa norte-americana já começou o dia em forte alta (6,10), fato que fez o Bacen a realizar o primeiro leilão de dólares no mercado a vista, de nada adiantou, o dólar chegou a ser cotado acima dos 6,20, fato que motivou a realização do segundo leilão do dia.
Porém, o que fez o dólar cair e fechar em torno de 6,10 foi o notícia de que Lira está empenhado em votar o pacote fiscal o mais breve possível.
O Bacen colocou no mercado ontem o total de usd.3.287 bilhões.
O ambiente está tão tensionado que o governo cancelou o leilão de títulos públicos que aconteceria hoje via Tesouro Direto.
O Ibovespa fechou em alta de +0,92% aos 124.698 pontos, os índices acionários europeus e os futuros norte-americanos trabalham em alta nesta manhã.
Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,57% na média.
Olhares atentos na divulgação da taxa de juros nos EUA.
O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagem às 11h30.
AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações
BRASIL: fluxo cambial estrangeiros (14h:30).
EUROPA: índice de preços ao consumidor (07:00h).
EUA: transações correntes, construção de casas novas (10h:30), estoques de petróleo (12h:30), divulgação da taxa de juros, declaração do FOMC (16:00h).
BOLSAS DE VALORES
ÁSIA: Xangai: -0,73%, Hong Kong: -0,48%, Tóquio: -0,13%.
EUROPA: trabalham em baixa de -0,15% na média.
EUA índices futuros: trabalham em baixa de -0,28% na média.