AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 03.10.2022

Brasil vai ao segundo turno com disputa aberta.

Acabado o primeiro turno, as mesas operacionais vão começar a fazer os cálculos políticos relacionados a composição das bancadas partidárias na Câmara e no Senado.

A composição é fundamental para governabilidade, e as coligações partidárias serão acompanhadas de perto, as fortes bancadas que o PL conseguiu na Câmara e no Senado podem facilitar a vida de Bolsonaro e complicar a de Lula no próximo governo.

Lula encerrou o primeiro turno com 48,43% das intenções de voto (dentro da margem de erro das pesquisas realizadas), e Bolsonaro com 43,20% (bem acima do que as pesquisas haviam sinalizado.

Até então os movimentos eleitorais não estavam afetando as taxas do dólar no mercado nacional, que está mais atrelado aos movimentos que vem do exterior, veremos hoje se o movimento persiste.

O dólar no mercado nacional foi um até a formação da PTAX (5,4066) chegando a ser cotado pela manhã acima de 5,43, porém novamente o efeito “Meirelles” voltou a ser noticiado e a moeda norte-americana caiu para 5,32, fechando o dia por volta de 5,38.

O dólar teve valorização de +3,71% em relação ao real no mês de setembro.

Os mercados futuros acionários trabalham de maneira mista nesta manhã, as commodities seguem os futuros acionários, com exceção do petróleo, que tem forte alta nesta manhã.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +4,00% na média, o Brent está cotado a usd.88,45 e o WTI a usd.82,75 por barril.

Olhares atentos hoje nos dados do PMI industrial nos EUA e nos discursos de membros do FOMC que ocorrerão durante todo o dia.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens (11:30h).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações

BRASIL: boletim Focus do Bacen (08:25h).

EUROPA: encontro do Eurogrupo (07:00h).

EUA: PMI industrial (10:45h), discursos de membros do FOMC (a partir das 10:05h)

BOLSAS DE VALORES

Ásia: Shanghai fechou em baixa de -0,55%, Tóquio em alta de +1,03%.

Europa: trabalham em baixa de -0,40% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em alta de +0,34% na média.