AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 11.04.2024

IPC sai acima das expectativas e dólar sobe.

Não atoa os investidores envolvidos com o “freio de mão” puxado até a divulgação dos dados do FED e dos dados do IPC.

O índice de preços ao consumidor subiu acima das expectativas dos economistas (0,4% ante uma previsão de 0,3%) e elevou a volatilidade nos mercados.

A previsão de queda nos juros nos EUA fica mais distante de ocorrência no primeiro semestre, assim os investidores continuam migrando para os títulos do tesouro norte-americano.

A ata do FED ficou até em segundo plano depois da surpresa com o IPC, a maioria dos membros do FOMC concordaram que os juros devem cair em algum momento de 2024, porém destacamam que esperam a convergência dos juros para o centro da meta.

Depois da divulgação do IPC, os juros dos títulos do Tesouro de 10 anos, os mais negociados, subiram forte e fecharam em 4,50% ao ano.

Hoje saem os dados de seguro-desemprego e o índice de preços ao produtor nos EUA, o que pode fomentar ainda mais a volatilidade nos mercados.

Depois do IPC o dólar disparou mundo fora, aqui no Brasil a divisa norte-americana chegou a bater perto dos 5,10, fechando o dia em 5,08 com alta +1,41%.

Foi o maior fechamento do dólar desde outubro do ano passado.

O Ibovespa aumentou as bolsas mundiais e fechou em baixa de -1,41% para 128.054 pontos.

Os índices futuros acionistas europeus e norte-americanos trabalham na baixa nesta manhã.

Os preços do petróleo trabalham em baixa de -0,60% na média, o Brent está cotado a US$ 90,01 e o WTI em US$ 85,64 por barril.

Hoje o dia é de agenda economia cheia novamente, olhares atentos no índice de vendas no varejo aqui no Brasil e nos pedidos de seguro-desemprego e índice de preços ao produtor nos EUA

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens (11h30).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações

BRASIL : vendas no varejo (09h00), fluxo cambial estrangeiro (14h30).

EUROPA : divulgação da taxa de juros (09:15h).

EUA : índice de preços ao produtor, pedidos de seguro-desemprego (09:30h), relatório Wasde (13:00h), discursos de membros do FED (13:00h).

BOLSAS DE VALORES

ÁSIA : Xangai: +0,23%, Hong Kong: -0,26%, Tóquio: -0,30%.

EUROPA : trabalham em baixa de -0,35% na média.

EUA índices futuros : trabalham em baixa de -0,30% na média.