AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 03 de fevereiro de 2025

Agenda política e Donald Trump nos radares.

A calmaria terminou em Brasília, hoje voltam do recesso os membros do Congresso e STF, e com a nova composição da Câmara e Senado veremos uma nova forma de condução de temas considerados sensíveis.

Dentro das expectativa, Hugo Motta foi eleito Presidente da Câmara e Davi Alcolumbre Presidente do Senado, sendo essa sua segunda passagem no órgão.

Ambos foram eleitos com extrema maioria dos votos, e prometeram embate com o governo com relação às emendas parlamentares.

No exterior os mercados começam mal a semana, os índices futuros acionários, e as criptomoedas operam em queda nesta manhã, o petróleo e o índice DXY operam em alta.

O mal humor no exterior está relacionado a Donald Trump, que depois de taxar produtos canadenses e mexicanos em 25%, e os chineses 10%, viu esses países iniciarem a contrapartida, anunciando aumento de tributos, principalmente de insumos básicos que são usados pela indústria e consumo das pessoas.

O próprio Trump disse em entrevista que a "guerra comercial" que teve seu início, pode ser dolorosa para os EUA, o próximo alvo, segundo Trump, é a comunidade europeia.

O Real teve grande destaque no mês de janeiro, foram dez quedas consecutivas do dólar, acentuada principalmente no final do mês depois da manutenção dos juros nos EUA e o aumento da Selic.

O destaque foi a volta dos estrangeiros para B3 e as operações de carry trade.

O dólar fechou em baixa de -0,30% cotado em 5,84; em janeiro, a valorização do real foi de 5.56% perante o dólar.

Os índices acionários europeus e os futuros norte-americanos trabalham em baixa.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +2,30% na média, o barril do Brent está sendo negociado em torno de usd.76,83 e o barril do WTI em usd.74,34.

Olhares atentos no boletim Focus do Bacen.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagem às 11h30.

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações

BRASIL: boletim Focus do Bacen (08h:25), PMI industrial (10:00h).

EUROPA: índice de preços ao consumidor (07:00h).

EUA: PMI industrial (11h:45), discursos de membros do FOMC (14h:30).

BOLSAS DE VALORES

ÁSIA: Xangai: feriado, Hong Kong: -0,04%, Tóquio: -2,69%.

EUROPA: trabalham em baixa e -1,45% na média.

EUA índices futuros: trabalham em baixa de -1,60% na média.