AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 28.11.2024
Dólar dispara e atinge o maior valor nominal da história.
O governo federal surpreendeu a todos, de maneira negativa, é claro, e conseguiu tensionar ainda mais o mercado com as medidas anunciadas ontem à tarde.
O mercado estava aguardando o pacote de corte de gastos, que saiu, porém, será detalhado hoje, e a grande surpresa foi a apresentação de outro projeto, que visa isentar quem ganha até.5.000,00 mensais de imposto de renda.
Não que a medida não seja justa, mas foi anunciada for a de hora, e tensionou o real.
Nos últimos meses foram as contas do governo, que não fecham, que geraram a forte especulação no real, e agora o governo acaba de contratar mais uma "pequena" despesa de deve girar em torno de R$.45 bilhões ao ano.
Haddad afirmou que essa medida não afetará as contas públicas, pois dentro do projeto vai existir uma taxação extra sobre quem ganha acima de R$.50.000,00 mensais.
Essa jogada política ofuscou o que seria a "cereja do bolo", o tão esperado pacote fiscal; hoje Haddad e Tebet vão detalhar o projeto às 08:00h, antes da abertura dos mercados.
A notícia do IR chegou nas mesas operacionais no final dos negócios, e foi suficiente para levar o dólar a sua maior cotação desde a criação do plano real, a divisa norte-americana fechou em torno de 5,92 com valorização de +1,85%.
Fora os anúncios destalhados do novo pacote fiscal hoje é feriado nos EUA, então ficaremos "reféns" do fluxo financeiro interno.
Para ajudar ainda mais, hoje deve começar a briga pela formação da PTAX mensal que será formada amanhã.
O Ibovespa fechou em baixa de -1,73% aos 127.669 pontos.
Os índices acionários europeus trabalham em alta nesta manhã.
Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,42% na média, o Brent está cotado a usd.72,62 e o WTI em usd.69,02 por barril.
Olhares atentos na divulgação do IGPM e no pronunciamento da equipe econômica aqui no Brasil.
O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagem (11h30).
AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações
BRASIL: IGP-M (08:00h), IPP (10:00h).
BOLSAS DE VALORES
ÁSIA: Xangai: -0,43%, Hong Kong: -1,20%, Tóquio: +0,62%.
EUROPA: trabalham em alta de +0,47% na média.
EUA índices futuros: feriado.