Começa a semana decisiva para os mercados.

Depois de muita especulação, chegamos na semana da nova e superimportante quarta-feira, que desta vez promete fatos há muito tempo aguardados.

No que tange os EUA, é de consenso, é já alardeado pelo próprio Jerome Powell, que os juros irão cair, a expectativa entre os investidores será o tamanho do corte e a sinalização da continuidade do movimento.

Já aqui no Brasil, infelizmente o movimento deve ser inverso, os economistas já veem destacando que os riscos fiscais estão elevados, o que por si só já renderia um aumento da Selic, porém, com o novo cenário, das queimadas, que devem fazer subir os preços no território nacional, a manutenção da Selic ficou praticamente impossível.

Tanto os EUA como o Brasil divulgam suas novas taxas de juros na quarta-feira.

Teoricamente o movimento de alta da Selic com queda nos juros nos EUA pode ajudar o real perante o dólar, porém alguns especialistas citam que a pressão fiscal em cima do câmbio pode limitar o movimento de carry trade.

Neste começo de semana vale destacar os investidores devem ser cautelosos até a quarta feira, o movimento já foi verificado no fechamento do mercado asiático nesta madrugada.

O dólar no mercado nacional conseguiu romper a casa dos 5,60 na sexta-feira feria, fechou em queda de -0,89% cotado em torno de 5,57.

O Ibovespa fechou em alta de +0,64% aos 134.882 pontos.

O índice DXY trabalha em baixa de -0,45% aos 100.340 pontos.

Os índices acionários europeus e os futuros norte-americanos trabalham de maneira mista nesta manhã.

Os preços do petróleo trabalham em alta de +0,50% na média, o Brent está cotado a usd.71,91, e o WTI em usd.68,11 por barril.

Olhares atentos no boletim Focus do Bacen.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagem às 11h30.

AGENDA ECONOMICA: Principais divulgações

BRASIL: boletim Focus do Bacen (08h:25).

EUROPA: total de ativos de reserva (07:00h).

EUA: índice Empire States de atividade industrial (09h:30h).

BOLSAS DE VALORES

ÁSIA: Shanghai: -0,48%, Hong Kong: +0,31%, Tokio: -0,68%.

EUROPA: trabalham em baixa de -0,05% na média.

EUA índices futuros: trabalham em alta de +0,03% na média.