AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 25.07.2024

Em dia de agenda econômica cheia, a aversão ao risco toma conta dos mercados.

Ontem, mesmo sem notícias importantes no mercado local, a aversão ao risco levou o dólar a segunda maior cotação do ano.

Investidores apontam que o governo do Japão pode aumentar os juros em meio a forte corrida dos players que destravam operações entre o iene e diversas moedas mundiais.

Novamente o iene se fortaleceu e as moedas de países emergentes, que são alvos das operações de carry trade, tiveram forte queda.

Fora as especulações relacionadas ao iene, novamente a queda das commodities, principalmente na China, foi mais um destaque negativo do dia.

O movimento de queda das commodities continua nesta manhã.

Analistas apontam que a volta dos democratas para o jogo eleitoral nos EUA, também tensiona os mercados, que não gostam de trabalhar com incertezas.

Com base neste cenário, o dólar voltou a trabalhar perto dos 5,70 no mercado local, ontem a divisa norte-americana fechou em alta de +1,26% cotado em 5,665.

O mercado acionário teve um dia muito ruim também, as bolsas norte-americanas fecharam em forte queda e arrastram as bolsas mundiais, o Ibovespa fechou em baixa de -0,13% aos 126.423 pontos.

Hoje a agenda econômica é cheia, e a volatilidade vai se fazer presente, os destaques ficam por conta das divulgações do IPCA-15 aqui no Brasil, e do PIB e pedidos de seguro-desemprego nos EUA.

O índice DXI trabalha em alta de -0,22% aos 103,905 pontos.

Os índices acionários europeus e os índices futuros norte-americanos trabalham em baixa nesta manhã.

Os preços do petróleo trabalham em queda de -1,75% na média, o Brent está cotado a usd.80,26, e o WTI em usd.76,15 por barril.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens (11:30h).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações

BRASIL:IPCA-15, confiança do consumidor FGV (08:00h), transações correntes (08:30h), reunião do CMN (09:00h), receita tributária Federal (10:30h).

EUA: PIB trimestral, pedidos de seguro-desemprego (09:30h)

BOLSAS DE VALORES

ÁSIA: Xangai: -0,52%, Hong Kong: -1,77%, Tóquio: -3,14%.

EUROPA: trabalham em baixa de -1,40% na média.

EUA índices futuros: trabalham em baixa de -0,10% na média.