Relatório Diário dos Mercados Financeiros 31-08

Publicado em 01/08/2013


MERCADOS: os principais índices de ações dos Estados Unidos fecharam, novamente, com resultados mistos. O S&P 500 fechou em igual nível que ontem, nos 1.686 pontos; o Nasdaq subiu 0,26%, atingindo os 3.626 pontos; enquanto o Dow Jones caia 0,13%, para os 15.500 pontos.  

ECONOMIA: o Departamento de Comércio dos Estados Unidos publicou hoje que o Produto Interno Bruto, o valor de todos os bens e serviços produzidos na economia, avançou para uma taxa anual de 1,7% no segundo trimestre do ano, mais de 1% do projetado pelos economistas. Por sua parte, o dado do primeiro trimestre foi revisado em baixa, até 1,1% anual. O componente de gasto em consumo, que representa mais de 70% do total do PIB, subiu 1,8%. Outro relatório divulgado hoje mostrava que a economia estadunidense acrescentou 200.000 trabalhadores no setor privado em julho; conforme informação da ADP Research Institute. O dado oficial será publicado na próxima sexta-feira.
 
GOVERNO: hoje começou a reunião de política monetária do Federal Reserve dos Estados Unidos de dois dias. Seu Presidente, Ben Bernanke, disse, em varias oportunidades que baixa inflação e alto desemprego significam que o Banco Central necessita continuar com a compra de bônus. Portanto, praticamente todos os analistas pesquisados na Bloomberg esperavam que as autoridades mantivessem a taxa de juro de referência em 0,25% e, assim, aconteceu, 11 votos contra 1. O comunicado, além disso, divulgou que a economia se expandiu para um ritmo modesto; contudo, não se manifestou quanto a uma possível redução dos estímulos aplicados à economia.

PARA ONDE OLHAR?
o Instituto ISM de Chicago publicou hoje seu índice de condições de negócios da região, baseado en una pesquisa a gerentes de compra. Este se incrementou localizando em 52,3 pontos, por cima do umbral que divide expansão de contração (50 pontos). Na Alemanha, a taxa de desemprego de julho atingiu um mínimo em quase duas décadas (6,8%), enquanto na Eurozona o dado alcançou 12,1%. Amanhã nos Estados Unidos será publicado o relatório de pedidos de auxílio-desemprego, divulgados os dados do gasto de construção correspondente a junho e o índice de gerentes de compras do setor manufatureiro. Por sua parte, a União Europeia publicará o dado de seu índice de gerentes de compras do setor manufatureiro. No plano corporativo, a Procter & Gamble e a Exxon Mobil informam seus lucros trimestrais.


Deixe seu comentário