AGK NEWS - notícias e sentimento dos mercados – 05.01.2022

Ata da última reunião do FED nos radares.

Nesta primeira semana do ano, o mercado ainda tem negócios reduzidos, porém com muita volatilidade, tanto nas bolsas como no mercado cambial.

A B3 teve sua segunda queda consecutiva, fechando aos 103.096 pontos com baixa de -0,39%; a partir deste ano com as consecutivas altas da Selic, que devem alcançar juros de mais 11% ao ano, as ações terão a renda fixa como adversária.

Vale ressaltar que o mundo ainda tem gargalos nos setores produtivos e de fretes, o que ainda traz desafios para os gigantes que tem capital aberto nas bolsas.

No mercado de câmbio o dólar continua rodando as casas dos 5,70. Como dissemos, após os “vendidos” terem conseguido derrubar as cotações no último dia ano, as taxas voltaram aos patamares das primeiras semanas dezembro.

Os movimentos dos treasuries nos EUA vão continuar ditando os rumos do dólar no exterior, o índice DXY subiu 0,05% e fechou aos 96,262 pontos.

Ontem o mundo teve mais um recorde nos casos do corona vírus, foram reportados novamente mais de dois milhões de casos, porém como a letalidade da variante Ômicron é menor, os países resistem a tomar medidas mais drásticas de fechamento de suas economias.

No Brasil, os movimentos políticos começam a ganhar corpo já visando as eleições de outubro. Ontem Rodrigo Pacheco, Presidente do Senado, disse que pretende colocar em pauta a reforma tributária ampla. Tal movimento desagrada a equipe econômica, que pretende uma reforma fatiada. Rodrigo Pacheco é um dos pré-candidatos à Presidência da República, e seus movimentos, devido ao importante cargo, são de relevância. Vários analistas de mercado acham que nenhuma proposta será votada neste ano.

As 16:00 horas de Brasília será divulgada a Ata da última reunião do FED, e os mercados podem ficar mais estressados que o normal.

A greve dos funcionários da Receita Federal e do Banco Central ganha corpo.

Os preços do petróleo trabalham em queda de -0,12% na média.

O Bacen irá realizar leilões de swap cambial para fins de rolagens (11:30hs).

AGENDA ECONÔMICA: Principais divulgações hoje:

BRASIL: índice de preços ao produtor (09:00hs), PMI de serviços (10:00hs).

EUA: dados hipotecários (09:00hs), variação de empregos privados (10:15hs), PMI de serviços (11:45hs), Ata da reunião do FOMC (16:00hs).

BOLSAS DE VALORES:

Ásia: Shanghai fechou em baixa de -1,02%, Tóquio em alta de +0,10%.

Europa: trabalham em alta de +0,30% na média.

EUA-índices futuros: trabalham em baixa de -0,10% na média.